6 Dec
2011

Configurando um roteador como Access Point

Este (não-tão) breve tutorial ensina como utilizar um roteador em modo bridge, operando como access point (repetidor de sinal). A ausência de brevidade do post é culpa minha, por querer cobrir exaustivamente todos os pontos possíveis do tutorial. O procedimento em si é muito fácil e rápido.

Esta configuração é feita utilizando um cabo de rede para levar o sinal de um roteador ao outro.
Existem aparelhos específicos para repetir o sinal Wi-Fi diretamente, são os chamados “Access Points” (AP), que costumam ser mais caros que roteadores “equivalentes”. É também possível utilizar alguns firmwares alternativos (como o DD-WRT) para que seu roteador consiga fazer repetição de sinal como um AP, mas este tutorial não cobre isso.

Para ilustrar este processo, utilizo como exemplo o setup que tenho na casa de meus pais:

– Chamarei de “roteador 1” o roteador que fica na sala de TV, conectado ao modem do Speedy (pela porta WAN);
– Chamarei de “roteador 2” o que fica no quarto dos fundos, do outro lado da casa, ligado ao “roteador 1” via cabo (que passa pelo forro da casa);

Existem algumas checagens que devem ser feitas para evitar conflito de frequência de operação do Wi-fi a fim de obter o melhor desempenho de sua rede. Para simplificar o processo, mostrarei abaixo como fiz aqui, por isso listarei algumas peculiaridades (como os canais utilizados). O ideal é que você use alguma ferramenta como o NetStumbler (Windows) ou KisMAC (MacOS) para descobrir a melhor faixa de frequência para que seus aparelhos operem.

A minha rede-sem-fio se chama “SaffiNet”. Note que é importante ter a mesma configuração de segurança/autenticação para ambos os roteadores, para que a navegação fique transparente ao usuário, ao longo da residência (no meu caso WPA-PSK / TKIP). Minha faixa de IPs em casa é do tipo 10.1.1.x, sendo que 10.1.1.1 é o “roteador 1”.

Neste roteador também está configurado um servidor DHCP que automaticamente entrega IPs a partir de 10.1.1.10 até 10.1.1.30 a novos clientes (mantenho de 10.1.1.2 a 10.1.1.9 para alguns hosts fixos, como meu laptop, smartphone, HTPC e alguns outros).

1) Configurei o wireless do “roteador 1” para operar em 802.11g no canal 1;

Figura 1

 Figura 2

 

2) Configurei o IP do “roteador 2” como um IP dentro da subrede do “roteador 1”. Particularmente utilizei para o “roteador 2” o IP 10.1.1.254;


Figura 3

 

3) Configurei o wireless do “roteador 2” para operar em 802.11g no canal 11, com mesmo nome de rede e configurações de segurança;


Figura 4


Figura 5

 

4) Desliguei o servidor DHCP do “roteador 2” (neste ponto certifique-se que o servidor DHCP está ligado no “roteador 1”);

Figura 6

Figura 7

 

5) Pluguei o cabo de rede que vem do “roteador 1” numa porta LAN do “roteador 2”.


Figura 8

Pronto. O “roteador 1” está conectado diretamente à Internet pelo modem e compartilha essa conexão com o “roteador 2” através do cabo ethernet que passa para o outro lado da casa. O “roteador 2” gera a mesma rede-sem-fio e autentica os clientes da mesma forma que o “roteador 1”. Quando um cliente se conecta pelo “roteador 2”, é o “roteador 1” o responsável por entregar um endereço IP ao cliente.

Os passos (2) e (3) são importantes para evitar o chamado Double-NAT (uma rede privada dentro de outra rede privada).

Agora é só aproveitar! Abaixo um vídeo que fiz para mostrar a transparência ao usuário na navegação neste setup, com o usuário podendo ir de um lado a outro da casa sem interrupção na navegação:

 

PS: Aos curiosos de plantão: “Roteador 1” é um Linksys WRT-54G2 e “Roteador 2” é um TP-LINK TL-WR740N.

30 thoughts on “Configurando um roteador como Access Point

  1. Tentei configurar mas o meu “roteador 2” não aceita o LAN IP na mesma subnet do WAN IP, desativei o DHCP mas mesmo assim ele não entrega IP do ‘roteador’, mantém entregando IP da rede do ‘roteador 2’

  2. Já descobri o erro, estava entrando com o cabo na wan port ao inves de entrar com o cabo do roteador 1 direto na porta lan.

  3. Olá amigo! Gostei da sua idéia de configurar o segundo roteador com os mesmos padrões do primeiro desabilitando o DHCP, fiz exatamente assim porém muitos pontos do meu ambiente são vistos pelos 2 roteadores, e minha impressora (HP D110) enxerga as 2 redes com o mesmo SSID, informa conflitos e não se conecta a nenhuma das redes, apesar de possuírem a mesma senha, tem alguma sugestão?

    Um abraço!

  4. Caro amigo, não sou da área, preciso da sua ajuda para configurar dois roteadores como acess point. Achei o seu procedimento genial.
    Possuo uma internet via rádio (Sky), com um moden/roteador. O sinal, inclusive é muito bom, entretanto gostaria de ampliar conforme você ensina no blog. Informo que já possuo cabos ligando o moden/roteador da Sky com o segundo roteador e do segundo, também, chega outro cabo para o terceiro.
    O que não consigo fazer é básico: configurar o segundo e terceiro roteadores para funcionarem como AP.
    Será que você consegue me ajudar?
    Att,
    felipe

  5. Companheiro, consegui fazer a configuração conforme suas instruções. Estou bem satisfeito, visto que não entendo muita coisa sobre redes e consegui realizar os procedimentos apenas com as instruções que você publicou.
    Agora, queria apenas uma informação sobre o MAC. Também uso. Com você faz para deixar visíveis as informações da rede na barra de informações do computador? Canal, segurança etc.

  6. Amigo tenho um roteador 1, TP-Link TL_ MR3420, e um repetidor C3 Tech, W-R2000nl, e não estou conseguindo configurar o C3 tech como repetidor me ajuda por favor!

  7. Amigo tenho um D-Link Dir 300 ligado ao Modem Virtua e gostaria de repetir o sinal para outros cômodos. Tenho 2 roteadores Multilaser RE024 e gostaria de saber se muda alguma coisa do seu procedimento utilizando um roteador a mais.

  8. ola. na figura n 8 o cabo de rede esta ligado na porta lan. Na outra estremidade deste cabo ta ligado o roteador 1 na porta lan tambem ou na porta wan ?

  9. estou tentando fazer isso com um moden roteador da gvt tecnocolor td5130 e um roteador tp link 841 como repetidor. se poder me ajudar. obrigado

  10. Excelente Post! Creio que será muito útil pra mim, pois nos próximos meses comprarei uma time capsule, e junto a ela utilizarei meu D-link DIR-635 para repetir o sinal e melhorar o Wi-fi dentro de casa.

  11. Muito bom o post. A única diferença que fiz foi habilitar o DCHP com um range no roteador1 e no roteador 2 com um range superior.

  12. Valeu funfou aki!!!!!!!!!! Num tava dando certo, tava acontecento o chamado chamado Double-NAT (uma rede privada dentro de outra rede privada)., agora deu certo valeu!!!!!!!!! eu tava quebrando a cabeça para fazer um roteador 1( TP-LINK TL-WR740N ) funcionar em conjunto com o roteador 2( D-Link DI-524 )

  13. Valeu funfou aki!!!!!!!!!! Num tava dando certo, tava acontecento o chamado Double-NAT (uma rede privada dentro de outra rede privada)., agora deu certo valeu!!!!!!!!! eu tava quebrando a cabeça para fazer um roteador 1( TP-LINK TL-WR740N ) funcionar em conjunto com o roteador 2( D-Link DI-524 )

  14. Posso rotiar a distância ? tipo, a mulher que compartilha a net pra mim mora 3 casas depois da minha, ai o sinal fica fraco, tem como eu configurar e ligar ele aqui em casa mesmo a distancia ?

  15. Caro colega, tenho um roteador/modem da net, thompson, devido a falha do alcance do roteador da net, sou obrigado a colocar um outro roteador no andar de baixo da minha residência, para poder utilizar o wi-fi, eu tenho o roteador multilaser reo46, o IP da net é 192.168.0.1
    eu tentei configurar no meu roteador com o IP 192.168.1.1 e desativei o DHCP como você disse. E mesmo assim não consegui configurar o roteador. Se puder me ajudar. Obrigado

  16. Olá, as outras portas Lan que ficam vazias funcionam com cabo de rede diréto no pc ? ja que o mesmo não possui placa Wireless.

  17. Cara, muito bom seu tuto, estava em busca em alguns outros tutos, mais a explicação sobre a modificação do Ip do roteador 2 era o que estava me pegando, porém outra detalhe foi colocar o plug do roteador 1 em uma porta Lan do roteador 2, funfou lindamente! obrigado pelo conhecimento.

  18. Ótimo tutorial cara, me ajudou bastante aqui na minha configuração…

    Obrigado e parabéns pela iniciativa…

  19. Boa tarde. A configuração que você mostrou funciona bem. Como posso ter acesso ao roteador 2 para mudar o canal?
    Obrigado antecipadamente.
    Paulo

    1. Faça-o antes de espetar o segundo roteador na rede em bridge. Antes de tudo configure-o e defina o canal que quer utilizar.
      De qualquer forma, o que eu faço é: no roteador 1 (principal) mantenho o IP 10.1.1.1, no roteador 2 forcei o IP em 10.1.1.254.
      Assim, consigo acessar a interface de configuração do roteador e do roteador 2 estando conectado em qualquer uma das duas redes.

    1. Sim, desde que a rede wi-fi gerada por um roteador consiga alcaçar o outro. No meu caso, não havia sequer resquício de sinal de uma rede no outro cômodo onde coloquei o outro roteador, por isso tive que passar o cabo até lá para estender a rede.

      1. olá Ricardo Saffi Marques, vc manda colocar o cabo que sai Lan do roteador 1 e pluga-lo no roteador 2 em Lan tb? é isso mesmo ou o certo seria saindo do LAN do roteador 1 e conectar na WAN do roteador 2? estou na dúvida antes de conectar, pois tenho dois roteadores um na minha casa e outra na do meu Pai ao lado conectados por cabo de rede, mas gostaria que ambos fosse visto como apenas uma rede e não “internetA” InternetB” pois assim não posso por exemplo enviar algo do meu celular para a tv do meu pai pois são visto como redes diferente, acho que seu tutorial é justamente pra resolver isso, fiquei só na dúvida entre a conexão do cabo de rede, se é Lan para Wan, ou Lan para Lan, grato

        1. O tutorial foi feito com muito cuidado e atenção e a informação que leu nele está correta. Se você ligar a LAN de um na WAN do outro, criará um double-NAT, o que não é desejável, por desnecessariamente complicar a topologia da rede.
          A idéia de plugar LAN < -> LAN é usar o segundo roteador em Bridge com o primeiro, mantendo todos os clientes que estão em um e no outro na mesma rede.

  20. Olá, Ricardo!
    Ótimo post.
    No roteador 2, as outras 3 portas LAN também poderão ser usadas para acessar a internet e também a rede local ou o roteador 2 irá funcionar apenas como um access point wireless?
    Caso a resposta seja negativa, existe alguma outra maneira de fazer isso (por exemplo com DD-WRT)?
    Muito obrigado.

    1. Cleber,

      Você poderá usar as demais portas remanescentes do Roteador 2 para navegar na mesma LAN, sem qualquer problema. Não apenas elas também acessarão a internet, como conseguirão acessar qualquer outro computador da sua rede privada! 😉

      Abraços,

      Saffi

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.